Tie Dye


Hoje vamos falar de uma coisa que eu amo: PINTAR! Sim, eu amo pintar, colorir, sempre me divirto muito com essas coisas. E o tema de hoje, como o título da postagem e a foto já denunciam é Tie Dye. O Tie Dye, traduzindo-se significa "amarrar tingir", que é basicamente o resumo da coisa. Trata-se de uma técnica de tingimento de tecidos, onde basicamente amarra-se  os tecidos para tingi-los para que fiquem com esse aspecto. A Técnica é muito antiga, mas tomou força e fama lá pelos anos 60 com o movimento Hippie. Lembram de filmes, documentários onde os  Hippies usavam aquelas roupas coloridas? Pois é, eles foram os que popularizaram essa técnica.


E essa técnica de tingir os tecidos até hoje é usada. Trata-se de uma técnica muito simples e que se seguida direitinho, você pode fazer roupas muito legais. Agora calma! Tie Dye não é só para Hippie não. Ninguém aqui tá dizendo que é para fazer roupas como as que eles usavam a 40 anos atrás. Hoje em dia o Tie Dye segue as tendencias da moda. E você pode encontrar a técnica até na passarela.


Como eu amo customizar, resolvi dar umas dicas para você fazer a sua própria peça Tie Dye e se divertir com isso. Para começar, você pode fazer coisas mais simples, como uma blusinha e usar também material mais simples, como tinta para tecido.


Separa uma blusa branca de preferência algodão, faz o nó/torção/amarração que você achar melhor, nesse caso você dá uma "torcida" com a ajuda de algum objeto, tipo um garfo e aí forma esse espiral. Depois amarra tudo e vai jogando as cores que você escolheu. DICA: como a tinta de tecido vem com uma consistência um pouco firme demais para essa técnica, sugiro que dilua a tinta em uma solução metade álcool e metade água. Na hora de aplicar, vocês podem usar uma siringa que vocês encontram  na farmácia, ou podem dá uma improvisada com garrafinhas Pet. Basta dá um furinho na tampa e pronto. 


O resultado final dessa técnica é muito bonito. O ideal mesmo é trabalhar com corantes próprios para a técnica Tie Dye, mas com tinta de tecido também fica muito bom. Vocês também podem usar aqueles corantes para tecido, aqueles de tingir, que a gente joga na água, ferve, faz "aquela sopa" com a roupa. Depois de 48 h ou 72, dependendo do que venha escrito na sua tinta para tecido, você pode lavar a camisa. A minha sugestão é que depois de lavar, vocês coloquem a camisa em uma água com fixador para tinta (que você encontra nas mesmas lojas que vendem as tintas) ou se preferirem podem usar Sal de cozinha. Com essa técnica, vocês podem fazer diversas peças como: shorts, casacos, vestidos, cangas, lenços, calças, saias etc.



Aqui em casa eu já fiz uma blusa bem colorida,(só de teste, usei tinta guache, não façam isso em casa. rsrs) uma blusa preta e azul, que dessa vez usei aquelas corantes que a gente ferve e uma cortina para o meu quarto novo, aonde usei tinta para tecido. Depois mostro as peças que fiz e explico as técnicas que usei.

Bom gente, agora é com vocês!
Comentem, deem sua opinião sobre a postagem e/ou a técnica.

Beijos, Carol.




4 comentários:

  1. Lindo!! Quero fazer uma para mim.

    Beijos, Bruns
    onetrackformysorrow.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi gostaria de saber a quantidade adequada de agua e alcool,para diluir a tinta?

    ResponderExcluir
  3. Oi gostaria de saber a quantidade adequada de agua e alcool,para diluir a tinta?

    ResponderExcluir

As imagens postadas em nosso blog são retiradas do Google Imagens ou do Banco de Imagens pessoal de uma das Três. Portanto, elas podem ser utilizadas em outros sites ou blogs. Caso seja o autor de algumas dessas imagens, por favor, entrar em contato para darmos os devidos créditos.