Cólica!


            Oi meninas, o assunto de hoje é Cólica Menstrual! Eu sei que assim como eu, muitas de vocês sentem muito desconforto quando estão "naqueles dias" como diria minha avó. Tudo que sei é com base no que li, que não foi pouco e também no que um ginecologista me falou em uma consulta. Também vou falar aqui do que funciona para mim. Mas antes de falar sobre a indesejada da cólica, vamos da menstruação. 
Menstruação, como aprendemos nas aulas de Biologia,  é  uma descamação na parede do útero que acontece todo mês quando o óvulo da mulher não é fecundado. A menstruação é necessária para que o organismo da mulher se prepare, mais uma vez, para abrigar um bebê. 
      A Cólica Menstrual nada mais é que uma dor ocasionada pela contração do útero para a eliminação do sangue. Ela é um dos sintomas da menstruação e em muitas mulheres (assim como eu) pode vir acompanhada de outros sintomas como: enjoos, cansaço, nervosismo, tontura. Isso claro, vai variar de mulher para mulher. A intensidade das cólicas também vai variar, algumas mulheres nem sentem desconforto algum. Outras, assim como eu, sentem muito desconforto e junto alguns outros sintomas. 
     Durante a menstruação, como eu já falei e como todas vocês sabem é super comum sentir um desconforto na região do abdômen. No meu caso por exemplo, isso acontece todos os meses desde o meado do primeiro ano, inicio do segundo ano da minha menstruação que aconteceu quando eu tinha 11 anos. Eu achei super cedo, mas descobri que estou dentro do padrão que é entre 11 e 13 anos. Sinto cólica nos 3 primeiros dias em que fico menstruada. As vezes, junto a cólica, vem enjoos e tonturas. Voltando as cólicas, no meu caso considero-as fortes e se não tomo remédio, são insuportáveis. Sério mesmo, no meu caso são bem fortes se não controladas com remédio. Agora existem algumas coisas que funcionam comigo, no que diz respeito a alívio desses sintomas e que eu queria compartilhar com vocês. 

1. Remédio de farmácia: um ginecologista me indicou um remédio que tomo 3 vezes ao dia, durante os três primeiros dias. Ele funciona muito bem na maioria dos meses, mas as vezes ela vem tão forte que nem ele dá conta de me deixar com "Zero Dor". Quando não acho o que meu médico passou, ou quando não dá tempo de comprar antes da menstruação chegar, eu tomo BUSCOFEM. Meu pai trouxe um dia e me mandou experimentar, gostei muito. 



2. Compressa de água morna: realmente dá uma acalmada na cólica. É muito bom para esperar o alivio pelo remédio. 


3. Banho Morno: além de acalmar a cólica, quando você sai do banho sai com aquela sensação de limpinha, o que te deixa mais relaxada. Nada estressa mais do que aquela sensação que a gente sente quando passa um certo tempo sem tomar banho quando se estar menstruada. 


4. Beber muita água: eu não sei se é instintivo, mas quando estou menstruada eu bebo mais água que o comum. Não sei se realmente ajuda, mas para mim serve e eu sempre faço isso. 


5. Chá: eu detesto beber chá, mas confesso que quando minha mãe me obriga eu durmo melhor a noite quando estou com cólica. 


6. Aquecer os pés: sim, aquecer os pés. Quando eu estou menstruada, ficar de meia todo o tempo ajuda e muito.



Bom gente, acho que é isso. Tentei passar um pouco do que eu sei e do que funciona para mim, na tentativa de ajudar. Claro que é sempre bom estar buscando outras fontes e pessoas mais experientes que a gente. Informação sempre é a melhor solução! 
Espero que tenha sido útil e se quiserem, comentem sobre o que fazem no período menstrual  para ajudar com as cólicas. 
Beijo ;*

2 comentários:

  1. A melhor coisa para as cólicas é não ficar parada, fazer exercício físico ajuda bastante, ate te pode doer no inicio do exercicio, mas em seguida a dor melhora gradativamente conforme a circulação sanguínea vai se intensificando – motivo pelo qual se dá a cólica, a falta de circulação na região uterina.
    Além disso, a liberação de adrenalina faz com que a pessoa se sinta melhor, mascarando a dor.

    Mais uma coisa, sabes a "cólica de atleta" aquela dor aguda que tens lado direito (por ex quando começas a correr) doí porque não estas a respirar direito,a minha sugestão é não parar de correr e respirar correctamente e em menos de um minuto já não tens a cólica

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada, Kiritta, pela sua dica mais que fundamental sobre cólicas. Minha ex-professora de Ed. Física já tinha atentado para os benefícios da atividade física nesse período. Foi tentar inserir na minha rotina.

      ;*

      Excluir

As imagens postadas em nosso blog são retiradas do Google Imagens ou do Banco de Imagens pessoal de uma das Três. Portanto, elas podem ser utilizadas em outros sites ou blogs. Caso seja o autor de algumas dessas imagens, por favor, entrar em contato para darmos os devidos créditos.